Acre pode antecipar férias escolares para evitar surto de doenças respiratórias entre alunos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, afirmou na quinta-feira (29) que analise a possibilidade de antecipação das férias escolares de julho na rede estadual de ensino. O motivo seria o aumento de casos de contaminação por doenças respiratórias.

De acordo com Pascoal, a Secretaria de Saúde deve se reunir com membros da Secretaria de Educação para debater o tema e traçar ações estratégicas para conter o surto das doenças respiratórias entre alunos.

“Existe uma conversa, no entanto, ainda não é oficial de tentar adiantar as férias. Assim teremos tempo de que os leitos hospitalares vão dar a vazão e que possamos responder de forma mais específica. Isso é uma estratégia que deve ser conjunta e nada unilateral”, enfatizou.

Pascoal disse ainda que as crianças são as principais transmissoras da doença.

“Vírus são transmitidos através de gotículas. Uma criança tossindo, espirra ou quando fala lança gotículas no ar e é aí que acontece a disseminação da contaminação. Criança quando tá tossindo, com febre, com o nariz escorrendo é naquele momento que se transmite o vírus. Imagina na sala de aula, fechada, aumenta o risco de contaminação”, explicou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp