O Sindicato dos Profissionais Auxiliares, Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros do Estado do Acre (SPATE-AC) rejeitou uma proposta de aumento em 30% no valor dos plantões feitos por profissionais que atuam na rede pública.
Segundo o Spate, a proposta foi apresentada durante reunião com o governo nesta terça-feira (9), e, por meio de nota, afirmou que o aumento sugerido não atende às exigências da categoria.
“Infelizmente, o governo apresentou uma proposta que acrescentava 30% ao valor do plantão já pago, mas isso não atendia aos anseios dos sindicatos. Como contraproposta, solicitamos que o valor do plantão seja ajustado para 160 reais e que o auxílio-saúde seja revisado em setembro”, diz a nota. (Confira a íntegra da nota após o texto)
Ao g1, a presidente do Spate, Alesta Costa, informou que o governo deve apresentar uma nova proposta no próximo dia 19 de maio. Essa nova proposta deve ser analisada e apresentada à classe no dia 23 de maio. O g1 entrou em contato com o governo do Acre, e aguarda retorno.
Protesto
Na última sexta-feira (5), profissionais de enfermagem protestaram em frente ao Palácio Rio Branco. O objetivo do ato foi cobrar valorização por parte do governo e o grupo alegou que o reajuste geral concedido recentemente não é justo.
Entre as reivindicações da categoria estão:
Majoração do plantão
Revisão do Plano de Cargo Carreira e Salário (PCCR) dos profissionais
Correção da tabela
No dia 28 de abril, o governador Gladson Cameli sancionou um reajuste geral de 20,32% aos servidores públicos civis e militares do Poder Executivo do Acre. O reajuste vai ser aplicado em quatro parcelas anuais, iguais e não cumulativas, a partir de junho deste ano para todos os trabalhadores ativos, inativos e pensionistas do Estado. Isso significa que o percentual de aumento por ano deve ficar em torno de 5,08%.
“A nossa principal reivindicação é a valorização e respeito por parte do governo e deputados que votaram contra nossas emendas que foram apresentadas no dia da votação [do PL de reajuste]. Na pandemia, nós éramos os heróis, no ano passado estávamos negociando e ficou acertado com o governo a nossa valorização para esse ano e, para nossa surpresa, quando chegou na Aleac foi aquilo que foi aprovado. Nada de valorização para nós profissionais do grupo sete. Essa manifestação é para dizer que nós precisamos ser respeitados. O governo não manda nenhuma proposta, mandou apenas 5,08% para todos os trabalhadores, isso não é justo”, disse a presidente sobre o protesto..
Nota oficial do Spate
Gostaríamos de esclarecer que durante a última reunião na Casa Civil, os sindicatos (SPATE e SINTESAC) e o Deputado Estadual Adailton Cruz apresentaram uma contraproposta exigindo o aumento do valor do plantão, do ATS em setembro e uma revisão do PCCR até outubro, com reserva orçamentária para pagamento em 2024.
Infelizmente, o governo apresentou uma proposta que acrescentava 30% ao valor do plantão já pago, mas isso não atendia aos anseios dos sindicatos.
Como contraproposta, solicitamos que o valor do plantão seja ajustado para 160 reais e que o auxílio-saúde seja revisado em setembro.
Com isso, o governo apresentará uma contraproposta definitiva no dia 19. É importante destacar que a luta por melhores condições de trabalho e um aumento real nos salários dos profissionais de enfermagem continua.
Continuaremos trabalhando juntos para alcançar nossos objetivos e garantir que nossos direitos sejam plenamente atendidos.
Então, convidamos a todos a se juntarem a nós no encontro do dia 23, terça-feira, com a Presidente do SPATE Acre, Alesta Costa, e continuarmos a lutar juntos por nossos direitos. Unidos somos mais fortes!