Procon autua Gol por cancelamentos de voos em Cruzeiro do Sul

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Divisão Regional do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, autuou a Gol Linhas Aéreas, única empresa aérea que presta serviço para a região, por falta de esclarecimentos sobre atrasos e cancelamento de voos na região do Juruá.

Conforme o Procon, a empresa aérea teve um prazo de 20 dias para apresentar defesa técnica sobre fatos. A reportagem entrou em contato com a Gol, que informou que só vai se posicionar nos autos.

Após repercussão sobre o cancelamento e atrasos de voos no aeroporto de Cruzeiro do Sul, em abril e início de maio, o Procon solicitou explicações à empresa sobre a operacionalização, cancelamentos, quantidade de passageiros afetados e demais informações.

No entanto, segundo o órgão fiscalizador, não foi enviada a documentação requerida por parte da empresa, o que confugira uma infração à legislação de defesa do consumidor. Por isso, resultou na aplicação do auto de infração, que pode ocasionar sanções administrativas, inclusive com a aplicação de multa.

“O Procon tem o papel de monitorar a qualidade dos serviços, identificar e punir as empresas quanto à má prestação de serviços oferecidos no estado, atuar de forma objetiva com a punição e exigir as adequações pertinentes de acordo com Código de Defesa do Consumidor”, disso o chefe do Procon na cidade, Vasco Júnior, em site oficial.

Cancelamentos e escassez de voos

 

Atualmente, apenas uma companhia aérea opera voos com destino à cidade, que é a segunda maior do Acre, e em dias alternados, no período noturno. O alto custo das passagens torna o problema ainda mais grave. As reclamações de passageiros sobre cancelamentos e atrasos nos voos na cidade são constantes.

Desde março de 2022, a Gol opera os voos às segundas, terças, quintas e sábados, e apenas à noite. De acordo com a empresa, não há previsão para aumento do quantitativo destas viagens.

Comprada em cima da hora, a passagem pode chegar a R$ 2.189,11, somente a ida. O tempo de voo em Cruzeiro do Sul é de menos de uma hora. O g1 fez uma simulação, com ida e volta, saindo no dia 5 de junho e voltando em 7 de junho. A passagem de ida e volta fica em R$ 3.978,22.

Sobre os preços de passagens aéreas, a empresa alega que o ideal é que o passageiro antecipe a compra para evitar um valor muito alto.

“A curva de precificação praticada pela companhia permite que os diferentes perfis de clientes tenham acesso ao transporte aéreo no país, seja ele corporativo ou de lazer. Este modelo faz com que as tarifas tenham oscilação constante – considera a antecedência de compra da passagem e a ocupação da aeronave – permitindo que, em contrapartida, os passageiros que não conseguem se planejar e necessitam adquirir de última hora um bilhete também tenham opções disponíveis (muitos dos casos dos clientes corporativos, ou aqueles de viagens de emergência)”, destacou em nota.

G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp