23 junho 2024

Primeiro dia de multivacinação em Rio Branco vacina mais de 500 pessoas e tem mais de mil doses aplicadas

Redação

Date:

 

O primeiro dia da ação de multivacinação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) vacinou 588 pessoas e aplicou 1003 doses nesse sábado (27), em Rio Branco. Segundo o balanço do Plano Nacional de Imunização (PNI) no Acre, 207 crianças e adolescentes foram imunizados no ato de lançamento que atendeu até às 20h.

Todas as vacinas do calendário serão oferecidas na ação. O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação da população e, assim, impossibilitar o retorno e o agravamento de doenças já erradicadas, como a poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche, por exemplo.

De acordo com a coordenadora do PNI no Acre, Renata Quilles, a campanha vai seguir até o dia 7 de junho.

Antecipação da campanha no Acre

Após um caso confirmado de poliomielite no Peru, país vizinho ao território acreano, o Ministério da Saúde recomendou a antecipação da campanha no Acre, normalmente realizada no mês de outubro. O dia D de mobilização está marcado para acontecer em 3 de junho.

A meta é vacinar 8 mil crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. E a campanha de multivacinação pretende alcançar 14 mil crianças, com intuito de atualizar a caderneta de vacinação. Desde 2019, a vacinação desse público vem caindo e nenhum estado brasileiro atingiu o índice superior a 95% de imunizados.

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.

No Brasil, não existem casos da doença desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus da poliomielite.

G1

Últimas