30 abril 2024

Presidente da Aleac participa de encontro no Peru para estreitar relações comerciais

Anderson Bodanese

Date:

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), participou na manhã desta segunda-feira (8), em Lima, no Peru, de reunião para discutir o comércio entre o Acre e demais estados da Amazônia Legal com o país vizinho. O encontro ocorreu a convite da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa).

Luiz Gonzaga foi convidado para participar da comitiva de políticos e empresários que viajou até o país vizinho para participar da “Missão Empresarial Acisa/Apex Brasil Lima/PE”, que visa estreitar as relações comerciais entre as empresas dos estados da Amazônia Legal e peruanas, bem como identificar novas oportunidades de negócios e estabelecer parcerias estratégicas.

De acordo com Gonzaga, que defende a relação comercial entre os dois países como forma de incentivar a economia acreana, o Acre, assim como os demais estados da região Norte, têm grande potencial de produção e isso atrai o interesse dos países andinos. O parlamentar frisou que é preciso fechar parcerias entre Brasil e Peru para gerar o quanto antes renda e empregos aos acreanos.

“Os países andinos já reconheceram que o Acre e os demais estados da região Norte têm um grande potencial nos setores agrícola, pecuária e industrial. Agora nos falta estreitar a relação comercial entre os dois países para o Acre começar a vender para o Peru e outros países da América do Sul. Essa é uma das fórmulas do desenvolvimento econômico do Acre”, disse o deputado.

O presidente da Acisa, Marcello Moura, defendeu que o estado, além do principal corredor de exportação, tenha participação efetiva na relação comercial Brasil/Peru.

“Somos um estado pequeno, ainda pobre, mas estrategicamente localizado para ser um grande corredor de entrada e saída de produtos. Acreditamos que essa missão tem uma papel fundamental que é quebrar as barreiras e estabelecer definitivamente essa parceria”, disse.

Gonzaga defende construção da estrada até Pucallpa

Luiz Gonzaga é um dos defensores da construção da estrada que ligará Cruzeiro do Sul até Pucallpa, no Peru. O deputado entende que interligar os dois países por essa rodovia fará a economia do Acre crescer ainda mais.

“A construção dessa rodovia é um sonho para a população acreana. Esse sonho vem sendo alimentado desde muito tempo, pois se trata de uma estrada importante para o desenvolvimento da região nossa região. Precisamos fazer com que nosso estado cresça como outros estados da Amazônia cresceram”, disse o parlamentar.

Últimas