O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) promoveu na última quarta-feira, 3, em Rio Branco, o I Seminário de Alinhamento Institucional. O encontro teve como principal objetivo padronizar todas as diretrizes do instituto, como a forma de atendimento ao público, métodos de trabalho e celeridade nas ações.
A presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, tem pautado sua gestão no planejamento, alinhamento de equipe e a busca pela entrega celere de resultados à população. Gabriela defende uma modelo de gestão participativa ouvindo todos os setores.
“Acredito em uma gestão democrática que não se efetiva apenas por decretos, portarias ou resoluções, mas sobretudo que seja efetivado pelo processo de participação coletiva de todos os envolvidos. Temos a sorte de contar com o governador Gladson Cameli que acredita da mesma forma e tem incentivado e dado condições para o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) avançado. No Iteracre estamos implementando um novo modelo de gestão pautado nas experiências da iniciativa privada, local de onde eu vim e onde muito aprendi. Nosso modelo de gestão tem sido pautada na administração gerencial que tem a população como cliente”, diz.
Gabriela destacou ainda que o Iteracre começará a implementar a suas ações baseadas em novas estratégias. “As ações serão realizadas de forma desburocratizadas, com escritórios avançados onde os processos de titulação começarão e terminarão nos municípios que receberem a ação. Participaram do nosso seminário todos os servidores da Capital e do interior.
Durante o evento, que contou com a participação do governador Gladson Cameli, houve ainda a apresentação do novo organograma da autarquia aos servidores.
O governador Gladson Cameli destacou a relevância estratégica do órgão, que tem assegurado cidadania a milhares de acreanos, por meio da regularização fundiária. “Estamos proporcionando, de maneira gratuita, que muitas pessoas tenham acesso ao título definitivo de suas residências. Além da oportunidade de buscarem um financiamento, o documento por si só já valoriza ainda mais o imóvel. O Iteracre tem a minha admiração pelo excelente trabalho desenvolvido em prol do nosso estado”, afirmou.
O governador destacou ainda o avanço que virá com o planejamento e estratégias adotadas pelo Iteracre. “Esse alinhamento será muito importante, por exemplo, para contribuir com andamento do Programa Minha Terra de Papel Passado, onde temos prevista a entrega de três mil títulos definitivos na região do Juruá e já estamos planejando uma grande ação também nos municípios do Alto Acre”, explicou.
O servidor Washington Pains parabenizou a iniciativa. “Aprendemos muito com este seminário. Com a equipe cada vez mais treinada e capacitada, a população que depende dos serviços do Iteracre será a principal beneficiada”, enfatizou.