O deputado estadual Afonso Fernandes (PL) comemorou na noite de terça-feira (2) a retirada de pauta do Projeto de Lei 2630, o PL das fake news, também chamado de projeto da censura.
Para o deputado acreano, a retirada do projeto de pauta foi uma importante vitória da democracia e liberdade de expressão, porém, para ele é fundamental que os parlamentares federais sigam combatendo o projeto para que não seja aprovado.
“Foi uma importante vitória, mas precisamos continuar vigilantes e cobrando da nossa bancada a votação contra esse projeto que a meu ver regulamenta uma espécie de censura”, declarou.
Afonso Fernandes diz que um projeto polêmico como o 2630 não pode ser “empurrado goela abaixo” sem qualquer tipo de discussão.
“Tem que se ouvir os atores envolvidos, a imprensa, os meios de comunicação, as associações de jornalistas. Ouvir todos. Imagina se um juiz fosse julgar um caso se ouvir os envolvidos? Tem que ouvir a todos. Como o governo faz defesa de um projeto tão polêmico desses sem abrir as devidas discussões?”, questionou.
O PL 2630 foi retirado de pauta a pedido do relator, Orlando Silva, após não conseguir maioria dos votos para aprovação.