28 abril 2024

Acre registra aumento de mais de 70% em casos de emergência de pacientes psiquiátricos

Assessoria

Date:

Na última sexta-feira, 05, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada da Defesa da Saúde e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), entregou para a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) o relatório de visitas técnicas aos serviços de urgência e emergência psiquiátrica de Rio Branco.

O documento foi entregue pelo promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior ao secretário da pasta, Pedro Pascoal, e traz um levantamento feito em 2022 que reúne informações de atendimentos do Serviço de Móvel de Urgência (Samu), do Centro de Operações Policiais, unidades hospitalares que atendem urgência e emergência, bem como da Rede Atenção Psicossocial (Raps).

“Esse é um trabalho solicitado pela Promotoria da Saúde ao Natera, é um material muito importante para nós, um mapeamento das portas de entrada no que tange à demanda de saúde mental. O nosso objetivo com a entrega desse relatório é colaborar, com olhar dos atendimentos individuais que fazemos das visitas nas unidades e poder viabilizar as medidas necessárias para melhorar a Rede”, disse o promotor.

A coordenadora administrativa do Natera, Bruna Oliveira, disse que o estudo aponta um aumento exponencial de atendimentos feitos pelo Samu envolvendo casos de saúde mental. Segundo os dados, somente em chamados atendidos pelo Samu, em 2019 foram 18 mil. Já em 2021 os registros chegaram a 21.195. No ano passado, esse número saltou para 31.757 chamados.

“Analisamos os dados de atendimento do Samu nos últimos anos e foi possível observar o aumento de chamados para atendimentos psiquiátricos. É um número alarmante. Fizemos um cruzamento de dados e um recorte por município também”, disse.

Ao final do relatório, o MPAC apresenta sugestões para melhorar o serviço. “Faltavam dados para nos nortear e traçar estratégias de ação e vi que neste relatório têm várias informações. Eu quero aproveitar para agradecer e reafirmar essa parceria de suma importância para nós”, destacou o secretário.

Também participou da reunião, a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Ana Beatriz Souza. Como encaminhamento, ficou definida uma nova reunião para criação de um protocolo de atendimento, além de outras demandas.

 

Últimas