Vazante: nível do Rio Acre continua em baixa em Rio Branco e famílias começam a voltar para casa

 

O nível do Rio Acre baixou mais de 50 centímetros em um dia e marcou 16,56 metros na medição das 6h desta quinta-feira (6) em Rio Branco. Segundo a Defesa Civil do município, 44 famílias com um total de 226 pessoas que estavam em abrigos públicos já retornaram para suas casas após vazante do rio.

Conforme os dados, pouco mais de 3,1 mil pessoas ainda estão desabrigadas por conta da enchente na capital acreana, totalizando 993 famílias. Até essa quarta-feira (5) eram mais de mil famílias em abrigos. A capital tem 36 abrigos públicos.

As chuvas deram uma trégua nos últimos dias em Rio Branco. Nas últimas 24 horas choveu 1,4 milímetro em Rio Branco e no acumulado dos cinco primeiros dias de abril foram contabilizados 40,2 mm de chuva. O esperado para o mês de abril é de 195,9 mm.

Apesar da baixa no nível, a Defesa Civil de Rio Branco informou que cerca de 75 mil pessoas seguem atingidas pela enchente, que foi a maior dos últimos oito anos. A cota de transbordo na capital é de 14 metros e o rio ultrapassou essa marca no último dia 23 de março.

Mais de 15,2 mil moradores seguem fora de casas por conta da cheia do manancial e estão em abrigos ou casas de parentes e amigos. Mais de 12,1 mil pessoas estão desalojadas.

Ao todo, 42 bairros da zona urbana de Rio Branco estão atingidos pela cheia do Rio Acre. Além disso, 27 comunidades rurais estão isoladas, com 7,5 mil pessoas de mais de 1,8 mil famílias.

Com informações G1