24 julho 2024

Ibama no Acre descarta apreensão de gado em propriedades embargadas e diz que madeireiras pode acessar sistema para emergências

Notícias da Hora

Date:

 

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou uma nota a respeito da Operação Metaverso, deflagrada para desmontar fraude para “esquentar” madeira ilegal no Acre e em outros estados da federação.

Na nota, o órgão afirma que “não são verdadeiras as informações de que o Ibama estaria apreendendo gado em áreas embargadas no Acre. No momento, a operação conduzida pelo Instituto para recolhimento de rebanhos criados em áreas ilegalmente desmatadas ocorre apenas no Amazonas e no Pará”.

Ainda de acordo com o documento as empresas bloqueadas, no caso das madeireiras, “podem operar o sistema e emitir Documento de Origem Florestal (DOF) para atendimento a emergências”.

No Acre, foram bloqueados 16 pátios, o que equivale a cerca de 4% das instalações desse tipo no estado, até que seja realizada fiscalização presencial. Desse total, 14 empresas receberam notificação que exige apresentação de romaneio, o que, por ora, foi atendido por apenas 3 delas.

“Não são verdadeiras informações que circulam pela internet segundo as quais o Ibama teria realizado bloqueio inesperado de 95% das empresas madeireiras do Acre no Sistema do Documento de Origem Florestal”, esclarece o Ibama no Acre.

Últimas