24 julho 2024

Estudante acreana é selecionada para bolsa de mestrado na Espanha

Redação

Date:

A acadêmica do curso de Administração do Ifac Campus Rio Branco, Nana Vanessa Correa, foi selecionada para uma bolsa de mestrado na Universidad de Jaén, Espanha. A seleção foi feita em março deste ano, a partir de um edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em parceria com o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha. O edital selecionou apenas dois estudantes de toda a Rede Federal, sendo a aluna do Ifac classificada em primeiro lugar.

“Eu tive conhecimento do edital quando minha coordenadora enviou no grupo de WhatsApp. A princípio eu havia desistido, mas com a ajuda das professoras Danielle, Pollyana, Ana e do professor Geazi, eu consegui todos os documentos necessários para me inscrever. Sem eles eu não teria conseguido”, conta a estudante.

Nana Vanessa tem 22 anos e é natural de Brasileia. Ela relata que, desde pequena, tem familiaridade com o idioma espanhol já que sua avó que tem dupla nacionalidade, brasileira e boliviana, fala a língua fluentemente e sempre tentou ensiná-la.

Além disso, a pós-graduação já estava nos planos dela que tinha o objetivo de continuar os estudos na especialização em Logística Empresarial, após o fim da graduação no Ifac. Nana Vanessa está com a colação de grau no Bacharelado em Administração marcada para o mês de maio.

Com a seleção no edital do Conif, a acreana vai receber uma bolsa de estudos parcial para o mestrado em Engenharia de Transportes e Logística, na Universidad de Jaén. “Eu estou me preparando, tentando tirar o passaporte e verificando os custos, porque a bolsa é parcial”, explica.

Para o diretor de Relações Internacionais do Ifac, Luiz Eduardo Guedes, a conquista da estudante é um marco importante para o Instituto “que demonstra o alto nível de ensino oferecido e o compromisso com a formação de profissionais capacitados e engajados em contribuir para o desenvolvimento global.”

Sobre a seleção – O Conif foi responsável pela realização do processo seletivo e pela indicação dos estudantes selecionados ao Escritório de Educação da Embaixada da Espanha. Para a seleção, foram avaliados o histórico escolar e conhecimento acreditado do espanhol. A partir deste ponto, todas as demais etapas da ação, incluindo a matrícula e o acompanhamento do desempenho acadêmico, ficam a cargo do candidato selecionado, do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha ou da própria Universidad de Jaén.

A Universidad de Jaén é uma renomada instituição pública de ensino superior na Espanha, que se dedica à formação integral de profissionais e cidadãos críticos, adaptados às necessidades de uma sociedade em constante mudança. A instituição se destaca pela geração, desenvolvimento e transmissão de ciência, tecnologia e cultura.

A Gazeta do Acre

Últimas