Em três horas, Rio Acre registra aumento de 10 cm neste domingo

O Rio Acre registrou um aumento de 10 centímetros em apenas três horas neste domingo, 09, o que causou o fenômeno conhecido como “repiquete”. De acordo com o boletim da Defesa Civil, a medição das 09h deste domingo, 09, apresentou 13,98 metros, ainda abaixo da cota de transbordamento que é de 14 metros. Às 6h, o rio Acre, registrava 13,88 metros, 54 centimentros a menos, em relação a última medição de sábado, 08, que registrou 14,42, saindo pela primeira vez após 17 dias da cota de transbordamento.

O repiquete é um fenômeno comum em rios amazônicos durante a temporada de chuvas intensas, como a que está ocorrendo atualmente. Ele ocorre quando há um rápido aumento no nível do rio, seguido de uma abrupta queda.

Se as previsões de especialistas se confirmarem, é possível que o rio saia da cota de alerta (13,50 metros) ainda neste domingo (09). Na primeira medição de sábado, o manancial apresentou 14,92 metros. Já na medição de domingo, o rio teve uma diminuição de um metro e quatro centímetros, em 24 horas.

Desde o último domingo, 02, o rio vem apresentando vazante. A Defesa Civil ainda não divulgou números atualizados de famílias atingidas pela cheia, mas até a última sexta-feira, 07, mais 29 famílias com cerca de 75 pessoas deixaram os abrigos.

ContilNet