Deputada Antônia Lúcia quer reconhecimento facial no despacho de malas em aeroportos

A deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos/AC), preocupada com as ocorrências de troca de tickets de bagagens e a consequente utilização dessas para o tráfico de drogas, resultando em prejuízos irreparáveis a inocentes, apresentou um projeto de lei que obriga as empresas de transporte aéreo, terrestre e marítimo, a implantar sistemas de biometria facial.

Esta solução não é novidade e é perfeitamente possível a sua implementação. Este tipo de tecnologia desempenha um papel importante na gestão de acesso e identificação.

Recentemente, o aeroporto de Roma, começou a utilizar a tecnologia biométrica para controlar a bagagem dos viajantes. O aeroporto foi palco de um estudo realizado com várias empresas, com o objetivo de perceber o impacto da utilização da Inteligência artificial para um controlo mais eficaz nestes espaços.

Este tipo de scan permitiu, através da tecnologia de reconhecimento de imagem, fornecer feedback sobre a última localização conhecida da bagagem e mostrar imagens dessa exata mala no sistema de controlo de bagagem.

Para além de se poupar tempo, o uso deste tipo de tecnologia permite reduzir custos, principalmente a nível de equipamento, e aumentar o nível de segurança no controle anual de mais de 4 mil milhões de malas a nível internacional.