24 julho 2024

Casa cai durante fala do coordenador da Defesa Civil sobre área de risco em Rio Branco

Redação Folha do Acre

Date:

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão gravava um vídeo sobre o desmoronamento que ocorreu na Rua Salgueiro, Bairro Cidade Nova, neste domingo (16), quando uma das casas despencou no local, que fica no Segundo Distrito da capital.

Seis casas desmoronaram no bairro na madrugada deste domingo após a forte chuva que atingiu Rio Branco. Foram pelo menos 33,6 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil.

Segundo o coordenador, outros quatro imóveis também devem ser interditados e evacuados imediatamente por conta do risco de desabar. O bairro Cidade Nova está entre as 61 localidades da capital com risco hidrológico e geológico na capital acreana.

“Várias casas desmoronaram dentro da cratera aqui às margens do rio. Aqui é a rua Salgueiro, Beco Beira Rio. Nós estamos nesse local aqui removendo várias famílias que já precisam ser retiradas, avaliando essas edificações, se possível vamos interditar essa área toda e nós vamos permanecer aqui nesta luta de preservar essas vidas. Ainda bem que nós não temos nenhuma notícia de desaparecidos neste momento aqui, mas o trauma e o pânico é muito grande das pessoas. Estamos acalmando e trabalhando, já estamos tirando famílias e retiraremos todas as outras que estão em grande risco”, disse o coordenador segundos antes de uma das casas desabar.

Falcão informou que as equipes seguem fazendo avaliação da área e que o número de casas interditadas no local pode aumentar, uma vez que a movimentação de terra continua.

“A todo momento cai mais uma parte da casa ou outras casas. Então, nós precisaremos de um maior tempo para poder avaliar quantas famílias de fato estão sendo atingidas e afetadas por esse desmoronamento grande que acontece aqui no Beco Beira Rio”, afirmou.

G1

Últimas