23 julho 2024

Rio Acre atinge cota de transbordamento e deixa Defesa Civil em alerta na capital

Redação

Date:

Cerca de 30 minutos depois de atingir a cota de alerta na capital acreana, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento na noite desta quinta-feira (23). Próximo das 22 horas, o nível do manancial marcava 14,65 metros. A informação foi confirmada por dados da Defesa Civil Municipal.

Às 6 horas da manhã, o manancial estava com 9,76 metros. Já por volta das 21 horas, o rio apresentava a medida de 13,65 metros. A cota de alerta em Rio Branco é de 13,50m e a de transbordamento é de 14,00m.

Choveu mais de 12 horas seguidas desde a madrugada, totalizando mais de 170 milímetros de chuva, cerca de três vezes mais que o esperado pelas autoridades locais.

Rodovias, ruas, casas foram inundadas com o transbordamento de córregos e igarapés pela cidade. Além de Rio Branco, foram afetadas as cidades de Bujari e Senador Guiomard pelas fortes chuvas.

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão auxiliando no transporte de moradores e no levantamento de abrigos para famílias que tiveram suas casas invadidas pela água.

Ac24horas

Últimas