Abaixo-assinado eletrônico foi lançado na última quinta-feira (2) e conta com mais de 2,1 mil assinaturas neste domingo (5).
A Universidade Federal do Acre (Ufac) é uma das poucas universidades do país que não têm hospital universitário. Por isso, os professores e alunos se mobilizaram e lançaram um abaixo-assinado eletrônico pedindo a construção de uma unidade no campus de Rio Branco.
O diretor do Centro de Ciências da Saúde da Ufac, professor doutor Carlos Viga, reforçou que a construção do hospital universitário traz para os acadêmicos e, principalmente, para a comunidade em geral diversos benefícios, como melhoria em saúde e oportunidades de emprego.
“O hospital universitário vai ser algo que vai beneficiar, especialmente, a sociedade de forma em geral, porque vamos ter possibilidade de aprimorar o conhecimento científico, em especial relacionado à atuação direta nos hospitais. Vamos ampliar as residências, ampliar a oportunidade de oferecimento de ações extremamente necessária para nossa sociedade, vamos potencializar a pesquisa, desenvolver atividades na extensão e especialmente no ensino. Vamos ter alunos e professores melhorando suas expertises nas diversas áreas do conhecimento relacionado à saúde, bem como nossos alunos trabalhando diretamente. Assim como fizemos na pandemia, oferecendo um serviço de qualidade à nossa população, de forma ativa, prestando o compromisso social da Ufac, assim faremos com o hospital universitário”, disse.
Em 2014, o então reitor da Ufac, Minoru Kinpara, chegou a estimar que o hospital universitário iria começar a ser construído em 2014 e que contaria com 300 leitos e oito de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).
Em nota enviada ao g1, a Ufac parabenizou a ação dos professores e alunos em prol do HU e disse que a reitoria já buscou apoio de várias formas, mas que ainda não obteve sucesso na concretização do projeto.
“Esse hospital vai ajudar não só a universidade, mas toda a população acreana. Então, todo apoio é um passo a mais na realização desse projeto. Já foram feitas várias reuniões com a bancada federal, mas até agora não houve a destinação do recurso para execução do projeto”, diz a nota.
Assinaturas
Segundo o professor Osvaldo Leal, do curso de medicina, o projeto de arquitetura e engenharia está pronto e já foi apresentado à sociedade em 2019 e até este momento, mesmo constando no plano plurianual (PPA), segue sem financiamento para construção.
“Então é legítimo que a Ufac busque esse hospital. É legítimo também que essa discussão volte para sociedade, o plano de necessidades foi discutido anteriormente com a sociedade e o projeto arquitetônico e de engenharia civil também foi discutido e apresentado. Ocorre que estamos há mais de cinco anos buscando esses recursos para a construção efetiva do hospital e temos tido essa dificuldade. Não conheço ninguém da política do Acre que não apoie essa construção, mas nenhum recurso até agora foi viabilizado. Então, estamos devolvendo à sociedade esse debate, buscando assinaturas de apoio, vamos discutir isso nas conferências, mobilizar a comunidade acadêmica para novamente buscar apoio e também dizer da necessidade. Esse hospital une forças e ajuda o próprio governo a executar suas tarefas”, disse o professor.
A coleta de assinaturas por meio do abaixo-assinado digital começou na última quinta-feira (2) e até este domingo (5), já conta com mais de 2.192 assinaturas.
“Importante deixar claro que não é para a universidade, é para a nossa população, para a gente poder ter algo de melhoria para nossa população. Participe, nos ajude, vamos ampliar essa corrente do bem e que a gente consiga, de forma efetiva, conquistar esse espaço, esse projeto, que seja realmente concretizado”, concluiu Viga.
G1