Iteracre lança programa de regularização fundiária nesta sexta-feira com entrega de 671 títulos

 

O governo do Estado do Acre lançará na sexta-feira (3), às 10 horas da manhã, na escola Pedro Martinello, o programa “Minha Terra de Papel Passado”, que será iniciado com a entrega de 671 títulos definitivos de propriedades. O projeto é executado pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) presidido pela administradora Gabriela Câmara.

O programa prevê um recurso de mais de R$ 10 milhões para garantir a regularização fundiária urbana e rural, com os registros de imóveis e escrituras em todo o estado.

No evento, serão distribuídos 671 registros de imóveis aos moradores do bairro, com investimento de R$ 1,5 milhão. O projeto vai estabelecer uma parceria com os órgãos que realizam os trâmites para a regularização fundiária. O serviço já é oferecido pelo Iteracre há 22 anos, mas agora será estabelecido como programa estadual.

De acordo com a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, a regularização fundiária é fundamental para os cidadãos que estão em situação de insegurança jurídica. “Com o título do seu imóvel, as pessoas podem acessar políticas públicas e até mesmo crédito para o comércio, o que torna esse um importante instrumento de distribuição de renda e conquista de cidadania”, destaca.

Parcerias com secretarias, autarquias e demais poderes

Gabriela Câmara tem focado sua gestão em firmar parcerias com todos os secretários, presidentes de autarquias e demais poderes como é o caso da Assembleia Legislativa do Acre.

Para a presidente do Iteracre, as parcerias são fundamentais para que o resultado dos projetos do Iteracre sejam mais eficientes.

“É uma recomendação do governador Gladson Cameli que tenhamos parceria com todos, que possamos atender todos os prefeitos sem distinção de cores partidárias. Estivemos na Assembleia Legislativa convidando todos os deputados para o lançamento do programa na sexta-feira”, diz.

Como resultado destas parcerias, Gabriela afirma que no lançamento que acontecerá na sexta-feira serão ofertados serviços de saúde aos moradores da região do Montanhês.

“Estivemos com o presidente da Fundação Hospitalar, João Paulo Silva, e eles ofertarão serviços básicos de saúde como aferição de pressão, testes de glicemia, entre outras coisas. Também estivemos com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, e ele nos garantiu que a Sesacre irá realizar vacinação de Covid e para prevenir outras doenças”, diz.