Acre recebe 36 doses de vacinas contra varíola dos macacos para imunizar 18 pacientes

A Saúde do Acre recebeu nesta segunda-feira (13) 36 doses de vacinas contra a mpox, doença também chamada de ‘varíola dos macacos’. Essas doses serão aplicadas em 18 pacientes que vivem com HIV/aids (PVHA) e são acompanhados pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).

O esquema de vacinação tem indicação de duas doses para cada pessoa. A partir desta segunda a vacinação contra a mpox deverá estar disponível em todos os serviços de vacinação do Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, nessa primeira fase da campanha a imunização focará em grupos de risco para as formas graves da doença, como pessoas que vivem com HIV/aids e profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus.

No Acre, apenas pessoas que vivem com HIV/AIDS com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células serão vacinadas.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI-AC), Renata Quiles, confirmou ao g1 que o Crie vai começar a agendar o atendimento desses pacientes. A vacinação será realizada em domicílio e em sigilo para não expor as pessoas.

“O Crie até poderá fazer imagem sem expor o paciente e a família”, resumiu.

O Acre tem apenas um caso de mpox confirmado. O diagnóstico foi feito em julho de 2022. O paciente, de 27 anos, viajou para o exterior, e em seu retorno apresentou febre, cansaço físico e pápulas espalhadas pelos braços e abdômen, sendo notificado no dia 11 do mesmo mês pela Unimed.

O quadro de saúde dele evoluiu bem, com poucos sintomas, sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde de Rio Branco e pela Vigilância Epidemiológica do Estado.

O estado tem 46 casos notificados, sendo 43 descartados, um suspeito e um com perda de seguimento.

G1