Rio Branco tem 421 moradores de rua, aponta levantamento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

 

De acordo com o cadastro do Centro Pop são 421 pessoas nessa condição em Rio Branco, em geral jovens do gênero masculino cuja idade varia de 20 a 45 anos e se tornaram sem-teto em função principalmente da dependência química.

Esses grupos estão em vários locais mas ocupam principalmente o Centro de Rio Branco e seu crescimento chama a atenção das políticas de direitos humanos, cuja principal ação, de parte do Governo do Estado, é a implementação do Plano Estadual de Atenção à População em Situação de Rua.

“O Plano já existe e está em fase de revisão para que realmente seja implementado”, disse ao ac24horas Elissandro Freitas, chefe do departamento de Promoção da Política de Direitos Humanos

O cenário nacional não é diferente do Acre. A população em situação de rua no Brasil cresceu 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu 281.472 pessoas. A estimativa, que revela o impacto da pandemia de Covid-19 nesse segmento populacional, consta da publicação preliminar “Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil (2012-2022)”, divulgada no final do ano passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo inédito, que será detalhado posteriormente em nota técnica, atualiza a estimativa de população em situação de rua em nível nacional.

Em uma década, de 2012 a 2022, o crescimento desse segmento da população foi de 211%. Trata-se de uma expansão muito superior à da população brasileira na última década, de apenas 11% entre 2011 e 2021, na comparação com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp