23 julho 2024

Plano de 100 Dias do governo pretende entregar obras e projetos importantes no início de abril

Agência de Notícias do Acre

Date:

 

O governo do Acre iniciou a gestão 2023-2026 promovendo reuniões de alinhamento estratégico das secretarias e autarquias, para garantir o início e a execução de obras e projetos públicos destinados a melhorar as condições gerais de vida, emprego e renda dos acreanos, já nos primeiros cem dias de governo. O processo envolveu secretários, gestores e presidentes de autarquias nos primeiros dias de janeiro, culminando na elaboração do Plano de 100 Dias.

As secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop) e de Habitação e Urbanismo (Sehurb) têm realizado, ao longo destes primeiros meses do ano, ações pontuais que integram o planejamento traçado, para entregar obras iniciadas na gestão anterior e também para dar ordem de serviço a novos projetos.

De acordo com o governador Gladson Cameli, a iniciativa visa dar continuidade ao que foi iniciado na gestão anterior. “O Plano de 100 Dias é uma forma de prestar contas à comunidade, e uma oportunidade para mostrar que o governo está preparando melhorias para a infraestrutura no Acre. Vamos realizar e cumprir projetos em diversas frentes, como saúde, geração de postos de trabalho e pavimentação das vias”, afirma.

Habitação e Urbanismo

A Sehurb vai atuar dentro do plano com ações pontuais para garantir, principalmente, o acesso à cidadania. De acordo com o gestor da pasta, Egleuson Araújo, a secretaria está preparando um pacote de ações que visam garantir direitos e melhorias no atendimento habitacional à população. São diversas ações que contemplam a capital e o interior do estado, a serem executadas até o fim do plano.

A pasta deverá realizar a entrega de mais de 200 títulos definitivos de terra, em continuidade às ações que vêm sendo realizadas desde 2019. “É uma das determinações do governador garantir dignidade à população e finalmente realizar uma série de ações de regulação fundiária”, informa Araújo.

A Sehurb também deverá ofertar diversos cursos profissionalizantes, potencializando a capacidade de os cidadãos obterem uma fonte de renda para o sustento de suas famílias.

A secretaria planeja, além disso, implementar uma plataforma que facilite a adesão ao Sistema de Gerenciamento da Habitação, o Sishab, que agora vai ser digital. O gestor relata ainda que o novo regramento para inclusão nos benefícios está sendo implantado, e que um dos objetivos é formar um banco de dados para integrar a população de baixa renda ao programa.

Obras Públicas

Uma das grandes obras programadas para conclusão até o início de abril é o projeto de reforma e ampliação do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira.

A unidade é importante não só para o município, mas também para as demandas das regionais de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, regiões onde vivem aproximadamente cinco mil pessoas.

De acordo com o gerente-geral da instituição, Tadeu Brana, essa é uma obra importante, pois a unidade será referência em atendimento para a Regional do Purus, que atende os três municípios.

A Seop realiza a ampliação do hospital, a construção do centro cirúrgico e também a entrega de 68 novos leitos. O secretário de Obras Públicas, Cirleudo Alencar, explica que a proposta é entregar a obra até o dia 10 de abril, junto a outros 32 projetos concluídos. “Além de modernizar a infraestrutura e logística de diversos municípios do Acre, trazendo conforto e melhoria a prédios públicos, também são gerados diversos postos de trabalho por meio da execução desses projetos”, declara.

Contando com investimentos que irão gerar benefícios à população, o gestor destacou as principais obras que estão sendo desenvolvidas nesse prazo: a entrega das unidades de saúde em Vila Campinas e Acrelândia. Alencar explica ainda que se trata de obras que estavam com pendências e que agora continuam com auxílio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Outra proposta incluída pela Seop no Plano de 100 Dias é a continuidade da reforma de prédios do Tribunal de Justiça (TJAC) no estado, ação que faz parte de um termo de cooperação entre Executivo e Judiciário.

Ainda, prosseguem as obras da construção da Creche Coração de Jesus, na Baixada da Sobral, em Rio Branco, em parceria o Município.

“Essa creche será uma referência em atendimento. Temos uma equipe acompanhando semanalmente a obra, para que seja entregue em breve à comunidade”, frisa Alencar.

Outro investimento que há algum tempo era necessário, e que, com os investimentos e modernização da comunicação governamental, finalmente saiu do papel é a reforma da sede da Secretaria de Comunicação do Estado.

 

Últimas