17 maio 2024

Governo combate insegurança alimentar durante férias escolares com programa Prato Extra

Agência de Notícias do Acre

Date:

Nos últimos dias, dona Aureniza dos Santos junta três vasilhas nas mãos e faz uma caminhada curta até a Escola Clínio Brandão, localizada na Estrada da Floresta, em Rio Branco. Ela vai buscar o almoço dos três filhos que ali estudam e que agora, nas férias, estão tendo a oportunidade, junto aos quase 144 mil alunos da rede pública estadual, de receber um almoço nutritivo e gratuito, fornecido pelo governo do Estado do Acre.

É o Prato Extra, programa que garante, além do lanche, almoço para os estudantes. Durante o período de férias escolares, que vai até meados de março, ele está em pleno funcionamento para fornecer alimentação saudável aos alunos que mais necessitam. Trata-se de um esforço do governo para combater a insegurança alimentar, um problema crítico em todo o Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Para dona Aureniza, que já foi aluna da Clínio e que trabalha como autônoma, a refeição complementa a alimentação dos filhos e ajuda a família: “É uma delícia, é uma alimentação balanceada; eu não tenho do que me queixar, só tenho que agradecer”.

As refeições são organizadas e planejadas pela equipe da Divisão de Nutrição da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). A nutricionista responsável pelo setor e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no estado, Lorena Lima, explica que um cardápio especial foi preparado para o recesso.

Segundo a nutricionista, o Prato Extra veio para reforçar o Pnae e tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Hoje, esses estudantes têm garantido maior percentual das necessidades nutricionais preconizadas por meio do lanche de entrada e do almoço oferecido nas escolas.

 

Últimas