A forte chuva que caiu em Rio Branco na tarde do último sábado (18) causou transtornos para moradores de, pelo menos, 20 bairros da capital.
Segundo dados da Defesa Civil de Rio Branco, somente durante três horas, 96,8 milímetros de chuva foram registrados, o que, para o coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão, é um número significativamente alto.
Falcão destacou ainda que, em razão da forte chuva e com ventos que chegavam a 40 km/h, ainda não há um número exato de ocorrências atendidas, justamente porque ao chegarem nos locais, os problemas se multiplicavam.
“Nós tivemos uma quantidade enorme de chuvas num curto espaço de tempo. Começou por volta das 14h-15h e foi até o início da noite – com relação à chuva mais forte, que eu me refiro. Tivemos praticamente 97 milímetros de chuva e isso, para três horas, é uma quantidade muito grande. Tivemos muitos bairros atingidos e nem todos nós conseguimos atender, por ter sido simultâneo”, frisou.
Dentre os chamados que tiveram danos, destacam-se pontos de alagamento, quedas de árvores e de muros. Os atendimentos se estenderam neste domingo (20) e continuarão durante a semana, segundo os protocolos da Defesa Civil.
“Nós atendemos vários bairros junto com o Corpo de Bombeiros, e quando chegávamos no local, não era uma única ocorrência só, tinha mais outras. Nós éramos acionados para uma ocorrência, e quando chegávamos, ela tem vários outros desdobramentos. Uma situação dessa de ontem é muito difícil […] quando temos umas situações dessas, levamos de 3 a 4 dias para restabelecimento”, salientou.
G1