Durante a manhã de segunda-feira (6), o prefeito Tião Bocalom e o secretário de Finanças, Wilson Leite, lançaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023. O prefeito anunciou a correção anual do valor do IPTU de 5,97% de acordo com o que preceitua o Código Tributário Municipal.
O secretário Wilson Leite afirmou ainda que será reajustado acima dos 5,9% o valor dos prédios e edificações que foram ampliados.
“Não temos mais a mesma cidade de 10 anos atrás, temos prédios que eram pequenos e agora são imensos. Temos que trabalhar sempre de acordo com a realidade atual”, diz.
O prefeito Tião Bocalom afirmou que a gestão irá facilitar com parcelamentos as dívidas dos rio-branquenses com relação ao IPTU.
“Iremos dar desconto de 20% para quem fizer pagamento integral à vista e 10% para quem parcelar. Estamos facilitando para que consigam colocar o IPTU em dia. Renegociação em dívida ativa também pode ser parcelado. Precisamos da ajuda da população e a compreensão dela sobre a importância do IPTU. Precisamos desse recurso para melhorar nossa cidade. O dinheiro do IPTU faz a gente trabalhar de inverno a verão”, frisou.
Sobre o aumento do imposto predial para as edificações que foram aumentadas de tamanho, o prefeito explica que faz parte do projeto de uma cidade melhor.
“Estamos lutando por uma Rio Branco melhor e mais próspera. Hoje os prédios aumentaram e então eles incidem sobre esse reajuste”, diz.