11 dezembro 2023

Bivalente contra Covid: saiba quem pode tomar o imunizante em Rio Branco

Redação

Date:

 

Município tem mais de 2 mil doses para iniciar a vacinação em grupo prioritário da capital.

Começa nesta terça-feira (28) mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Rio Branco. Nesta nova fase, as pessoas do grupo prioritário serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer. (Veja abaixo quem pode tomar a vacina)

O atendimento será feito nas Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) das 08h às 12h e das 14h às 16h. A vacina protege contra a cepa original e todas as variantes do coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ao g1, no domingo (26), que recebeu mais de duas mil doses do imunizante do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI-AC) para iniciar os atendime

A expectativa é que em Rio Branco cerca de 85 mil pessoas sejam vacinadas durante a campanha. A primeira fase vai contemplar o seguinte público:

Pessoas acima de 12 anos vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP)
Indígenas acima de 12 anos
Trabalhadores da Saúde
Gestantes e Puérperas
Ribeirinhos acima de 12 anos
Pessoas Imunocomprometidas acima de 12 anos
Idosos de 60 anos ou mais
Pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos
População Privada de Liberdade ou cumprindo medidas socioeducativas
Funcionário do sistema prisional

“Pessoas destes grupo que tiverem nenhuma ou apenas uma dose, devem completar seu esquema básico de vacinação, com duas doses da vacina monovalente, e só receber a vacina bivalente na dose de reforço, quatro meses após o esquema básico”, reforçou o Diretor do Departamento de Vigilância em saúde em exercício de Rio Branco, Herbet Oliveira.

Nesse sábado (25), os idosos do Lar Vicentino em Rio Branco começaram a receber a vacina bivalente da Pfizer. Durante ação, que ocorreu pela manhã, foram aplicadas 54 doses em idosos acima de 60 anos e nos funcionários da instituição.

O PNI tinha adiado o início da imunização com doses bivalentes em idosos por falta de nota técnica do Ministério da Saúde. O início da campanha estava previsto para o último dia 13 de fevereiro, mas as equipes aguardavam o envio das informações para começar a atender o público-alvo.

A partir desta terça-feira (28), a vacina bivalente vai estar disponível nas Uraps da capital. Mas, para receber o imunizante é preciso cumprir alguns requisitos. Entre eles:

Fazer parte do grupo prioritário: pessoas acima de 60 anos, gestante, puérpera (42 dias pós parto), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, ribeirinhos, indígenas, imunossuprimidos.

Mesmo sendo do grupo prioritário é obrigatório ter 1ª e 2ª dose da vacina monovalente.
Mesmo sendo grupo prioritário é obrigatório intervalo de 4 meses da última dose.
Se for grupo prioritário e já tiver D1 + D2 + Ref1 + Ref2, se já faz 4 meses vai tomar o Reforço 2023.

Pontos de vacinação na capital

URAP Ary Rodrigues;
URAP Augusto Hidalgo de Lima;
URAP Drª Cláudia Vitorino;
URAP Eduardo Assmar;
URAP Fco Augusto Bacurau;
URAP Maria Barroso;
URAP Roney Meireles;
URAP Rosângela Pimentel;
URAP São Francisco;
URAP Valdeísa Valdez;
URAP Vila Ivonete;
Policlinica Barral y Barral.

G1

Últimas