Governo federal libera quase R$ 60 milhões para recuperação da BR-364 no Acre

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A superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes no Acre (DNIT/AC) recebeu uma suplementação orçamentária de R$ 59,4 milhões. Os recursos liberados pelo Ministério da Infraestrutura (MI) serão destinados a manutenção dos pontos mais críticos das rodovias federais (BR-364 e BR-317) que cortam o estado.

“Essas diretrizes serão dadas pelo novo superintendente que assume com um bom recurso no caixa, para evitar o fechamento da rodovia neste período de inverno”, disse o engenheiro Carlos Moraes de Assis, que entregou o comando do órgão federal.

As péssimas condições de trafegabilidade nos trechos mais críticos da BR-364 e a falta de sinalização nos últimos quatro anos contribuíram para o registro de 986 acidentes, que resultou em 79 mortes no período de 2018/2021. O relatório do Ministério Público Federal (MPF) apontou que vários trechos da rodovia federal estão precisando de limpeza nos acostamentos, cobertos pela vegetação, inclusive muita erosão na pista e falta de sinalização que acabavam colocando em risco a vida dos motoristas que trafegavam por aquela região.

Um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre acidentes dos últimos quatro anos na rodovia apontou a precariedade de sinalização e as condições de infraestrutura da rodovia como responsáveis pelos acidentes com vítimas fatais e com feridos.

O documento apontava problemas na cabeceira da ponte sobre o Rio Tarauacá que foi construída sobre um curso d’água novo, o que acarreta desbarrancamento em períodos de cheia do rio, a má qualidade dos serviços de manutenção e execução realizados na ponte que interliga o Vale do Purus ao Vale do Envira, o que motivou uma ação judicial na Justiça
Federal com pedido liminar para a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomem os reparos necessários que garanta o tráfego na rodovia federal durante o período do inverno amazônico, inclusive reparos da ponte do Rio Tarauacá num prazo de 60 dias antes da chegada do período chuvoso.

O MPF chegou a pedir uma condenação do DNIT e da União e pagamento de danos materiais e morais às vítimas de acidentes que tiverem como causa principal das más condições de trafegabilidade e sinalização da rodovia federal que interliga o Vale do Yaco ao Vale do Juruá.

Governador Gladson Cameli colocou à disposição do governo federal o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (Deracre), para ajudar na recuperação da rodovia federal que interliga o município de Sena Madureira até Cruzeiro do Sul (no Vale do Juruá).

Antes do primeiro turno das eleições deste ano, a superintendência do DNIT/Acre chegou a preparar um lote de licitação para restauração da estrada no trecho de Sena Madureira / Cruzeiro do Sul que estava orçado em torno dos R$160 milhões, mas para ser executados
nos próximos cinco anos. “As intervenções (pato e crema) não resolveram o problema da rodovia, porque as medidas adotadas são paliativas.

Nos trechos entre Sena Madureira e Feijó existe pontos de solos argiloso com até 12 metros de profundidade, o que dificulta o trabalho de restauração da rodovia federal.

A Tribuna

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