20 junho 2024

Acre tem uma das menores taxas de médicos por habitantes no país

Redação Folha do Acre

Date:

O MapaTemático fez um levamento baseado nos dados do Conselho Federal de Medicina (CFM). De acordo com a pesquisa, o Brasil tem atualmente 618 mil médicos em atividade.

O país tem ainda 29 médicos para cada 10 mil habitantes, uma média nacional parecida com países como o Japão e bem próxima de EUA, Canadá e Reino Unido.

Entretanto, a distribuição desses profissionais para as regiões do país é desigual. No Acre, por exemplo, enquanto a média é de 15 médicos para cada 10 mil habitantes, o Distrito Federal, um estado brasileiro relativamente pequeno, são quase 60.

O Acre ocupa a 5ª pior média entre os estados brasileiros, atrás apenas de Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará.

Para tentar suprir o déficit desses profissionais, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), realizou assinatura do projeto de lei que autoriza a contratação de 58 médicos, de forma emergencial e terceirizada, para atuarem na capital.

Além dos médicos, a prefeitura pretende contratar profissionais de todas as áreas de saúde. Ao todo, serão mais de 200 servidores contratados, com a duração de 6 meses que poderão ser renovados por mais 6. Ao final deste ano, a prefeitura já anunciou que irá realizar um concurso público, para contratação efetiva de profissionais.

Com informações ContilNet

Últimas