Prefeitura de Rio Branco lança plano piloto de programa de monitoramento por câmeras

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Prefeitura de Rio Branco inaugurou, nesta quinta-feira (22), o plano piloto do projeto Rio Branco Mais Segura, que consiste na implantação de um sistema inteligente de videomonitoramento em locais estratégicos da capital acreana.

O prefeito Tião Bocalom ressalta que o objetivo é manter parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e as forças policiais.

“A gente sabe que não é obrigação da prefeitura, mas que a gente quer ajudar também, e por isso a gente criou esse programa da Rio Branco Mais Segura, onde a prefeitura vai instalar as câmeras e vai colocar à disposição do governo do estado, da Secretaria de Segurança Pública, que vai fazer o monitoramento dessas câmeras”, explica.

São mais de 300 câmeras instaladas em regiões prioritárias, fazendo a cobertura em tempo integral das praças públicas, escolas municipais, unidades de saúde, mercados, áreas de comércio popular, terminais rodoviários, parques e vias públicas. Câmeras fixas, móveis, de leitura de placas de veículo e de reconhecimento facial em locais estratégicos da cidade, operadas por sistemas analíticos inteligentes.

O investimento inicial é de R$ 3.811.536,00 com recursos próprios do município, e terá a parceria técnico-operacional da Sejusp e da Polícia Militar do Acre (PM-AC).

Além de identificar placas de veículos, as câmeras instaladas em locais de grande circulação farão o reconhecimento facial. O secretário de justiça e Segurança Pública, Paulo Cezar, destaca que a parceria vai potencializar o trabalho do estado.

“É um auxílio fundamental e diferenciado ao sistema de Segurança Pública e que facilita a vida do operador, o operador terá uma ferramenta de combate e enfrentamento ao crime”, enfatiza.

G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp