O mês de dezembro surpreendeu com um volume de chuvas bem acima do esperado, em Rio Branco, e já choveu quase o dobro do previsto para os 31 dias, segundo dados da Defesa Civil do município.
Até esta terça-feira, 27, foram registrados na capital acreana, 504 milímetros de chuvas, enquanto o previsto, eram 267,9 milímetros, o que corresponde a 93% a mais.
Além de superar a própria meta prevista, o volume bateu ainda o que choveu em todo o dezembro do ano passado, que fechou com 492 milímetros.
“Quase dobramos, estamos com 504 milímetros, ou seja, 93% a mais do que a gente esperava para dezembro. Provavelmente, vamos ultrapassar os 100% do previsto, ainda temos alguns dias para finalizar o mês”, pontuou o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Apesar do grande volume de chuva, o Rio Acre não apresentou uma elevação significativa, e marcou apenas 5,58 metros, nesta terça.
“É porque nós tivemos uma seca mais prolongada do que em 2021, então, temos o solo ainda muito seco, digamos assim. Ainda não está saturado e quando satura é que começa a encher os rios e igarapés. Quando iniciar janeiro, teremos uma saturação maior, e pode acontecer esse aumento”, concluiu.
A Gazeta do Acre