Afinal, o 14° SALÁRIO do INSS já está DISPONÍVEL? Entenda

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A proposta do 14º salário tem sido muit esperada pelos segurados do INSS, que aguardam uma decisão do Congresso. Saiba mais!

No primeiro bimestre deste ano, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam a antecipação do 13º salário. Com isso, muitos estavam esperançosos pela liberação do 14º salário, que deveria sair no final do ano, época padrão para o pagamento do abono natalino.

Quer saber mais sobre a proposta, se a tramitação está prestes a acontecer e quem tem direito? Então continue acompanhando a matéria abaixo para não perder nenhum detalhe importante!

Proposta do 14º salário

Até o momento, o 14º salário segue sendo apenas uma proposta em trâmite, visto que a Câmara dos Deputados ainda não aprovou o projeto. Dessa forma, pode-se concluir que, neste ano, os pensionistas e aposentados do INSS não receberão o abono extra.

Em contrapartida, a liberação antecipada do 13º salário ocorreu como uma tentativa do Governo Federal de movimentar a economia. Vale lembrar que desde a época mais intensa da pandemia de coronavírus, em meados de 2020, esse grupo tem sido prejudicado financeiramente. Por esse motivo, a antecipação do abono salarial foi prevista.

Praticamente todos o segurados do INSS têm direito ao abono salarial. Entretanto, dos 36 milhões de beneficiários, 30 milhões chegaram a receber o abono nataino antecipado, o que fez com que as contas de final de ano se acumulassem.

Com essa liberação, não haverá pagamento para a maioria nessa época, o que faz com que o 14º salário seja fundamental. Inclusive, essa era uma das justificativas para a liberação do pagamento extra, que ainda segue parado e não tem previsão de liberação.

Liberação do 13º salário no final do ano

Apesar de o abono natalino já ter sido liberado para a maioria dos segurados do instituto, há ainda uma parcela que deve receber o dinheiro no final do ano. Trata-se daqueles que entraram na folha de pagamento do INSS após o segundo bimestre e, por esse motivo, ficaram sem o adiantamento no início de 2022.

Dessa forma, o novo grupo deverá receber o abono salarial agora, entre novembro e dezembro. Vale descatar que memo que os pensionistas e aposentados tenham se tornado segurados há menos de um ano, eles ainda têm direito à parcelas, que serão pagas proporcionalmente. O cálculo acontece da seguinte forma: salário bruto / 12 x número de meses como segurado = valor do 13º salário.

Calendário de pagamento do 13º salário + parcela do benefício

Ademais, vale lembrar que o calendário de pagamentos já começou e os segurados do INSS já estão recebendo os valores com base no número final do NIS. Confira as datas de repasse.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp