Repartições públicas do Acre terão ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil

O governo do Estado deve publicar nesse fim de semana o decreto que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas, nos dias de jogos da Seleção Brasileira na disputa da primeira fase da Copa do Mundo do Catar. A seleção Canarinho estreia contra Sérvia na próxima quinta-feira (dia 24) no horário das 14h (16h horário de Brasília), no dia 28 deste mês enfrenta a seleção da Suíça no horário das 11h (13h horário de Brasília) e no dia 2 de dezembro (sexta-feira), o jogo decisivo contra a seleção de Camarões será às 14 horas (16h horário de Brasília).

O decreto deve estipular que os servidores públicos nos dias de jogos que começa por volta das 14 horas (do horário Acre), comece o expediente por volta das 7 horas da manhã, mas com previsão de encerramento às 12 horas. Nos dias que as partidas com os adversários for no horário das 10 horas (do horário Acre), o expediente nos órgãos considerados não essenciais seria pelo sistema home office.

Cerca de 33.010 servidores lotados nos órgãos públicos estaduais, e nas 22 prefeituras acreanas devem chegar em torno de uns 20 mil servidores municipais e nos órgãos públicos federais quase mil servidores. Diante dos atos antidemocrático que questionam o resultado eleitoral do segundo turno das eleições presidenciais, muitos torcedores têm evitado de andar pelos ruas da capital acreana vestidos de verde-amarelo para não serem confundidos com os bolsonaristas radicais.

A expectativa dos comerciantes de produtos esportivos que as vendas devam melhorar na próxima semana com a aproximação da estreia da Seleção Brasileira. Há duas décadas que o time não conquista uma Copa do Mundo, mas desponta com um dos favoritos nesta Copa do Catar.

Apesar de o Estado do Rio Grande do Sul ter sido o único a determinar que o encerramento do expediente possa encerrar duas horas antes dos jogos do Brasil, nos serviços considerados essenciais como saúde e segurança os servidores poderão compensar as horas não trabalhadas até julho do próximo ano. Cerca de 14 estados e o Distrito Federal (DF) já decretaram ponto facultativo ou estipularam expediente reduzido nos jogos da seleção Canarinho.