Mais de 39,9 mil beneficiários do Auxílio Brasil precisam fazer acompanhamento de saúde para manter benefício em Rio Branco

Para continuar recebendo o Auxílio Brasil, 39.983 beneficiários de Rio Branco precisam ir até uma unidade de saúde para fazer o acompanhamento vacinal e nutricional para a manutenção necessária do benefício. O prazo para esse procedimento é dia 30 de dezembro.

Ao todo, a capital tem 53.754 beneficiários do auxílio e, destes, apenas 13.771 fizeram o acompanhamento. Ou seja, 75% dos beneficiários precisam ir até uma unidade de saúde fazer esse acompanhamento.

A cada dois anos é necessário que os beneficiários forneçam novas informações e relatem o cumprimento de medidas que garantam a continuidade dos pagamentos. Entre elas a vacinação em dia das crianças, frequência escolar, acompanhamento nutricional e, nos casos de gestantes, a realização de exames pré-natal.

“Na verdade é o acompanhamento do Auxílio Brasil que é feito na saúde e até agora estamos com baixa de procura e não estamos alcançando a meta, então, estamos pedindo que vá na unidade fazer o acompanhamento de saúde”, disse Cíntia Martins, coordenadora do benefício em Rio Branco.

No caso das crianças que tiverem com a carteira de vacina desatualizada, primeiro deve passar pela vacinação e depois os outros procedimentos.

“Levar as pessoas que pertencem à família do beneficiário para fazer a antropometria e também as vacinas no caso das crianças, que precisam estar com as carteiras de vacina em dia. No caso de o pai e a mãe chegarem na unidade e a carteira de vacina não estar completa, primeiro vai ser vacinado, regularizar a carteira e fazer o acompanhamento”, destaca.

Caso o recadastramento não seja feito, o benefício é bloqueado. O valor médio do Auxílio Brasil é de R$ 611,57. De acordo com os dados do Ministério da Cidadania, 43.971 famílias receberam esse benefício em outubro deste ano. O acompanhamento nas unidades de saúde é uma das fases para a manutenção do auxílio, que depois passa por atualização no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:

  • Se já tinha o Bolsa Família: Auxílio Brasil será pago automaticamente
  • Se está no CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família: vai para a lista de reserva
  • Se não está no CadÚnico: é preciso buscar um Cras para registro, sem garantia de receber.

 

Informações por telefone

  • O beneficiário pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, para saber se tem direito ao Auxílio Brasil e o valor que será pago.
  • Também é possível obter informações sobre o benefício na Central de atendimento da Caixa, pelo telefone 111.

Informações por aplicativos

  • No aplicativo Auxílio Brasil (disponível para download gratuitamente para Android e iOS), é possível fazer o login utilizando a senha do Caixa Tem. Caso não tenha, basta efetuar um cadastro.
  • No aplicativo Caixa Tem poderão ser consultadas informações sobre o benefício, como saldo e pagamento de parcelas.