O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na manhã desta quarta-feira (9), em Brasília. Esse foi o primeiro encontro do petista com Lira desde o resultado das eleições.
Além de Lula, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e os deputados José Guimarães (PT-CE), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, e o ex-ministro Aloizio Mercadante também estiveram no encontro. Antes da visita com Lira, Lula postou a seguinte mensagem em uma rede social.
“Estamos empenhados na construção de um futuro melhor para todos os brasileiros e brasileiras, com muita democracia. Hoje estou em Brasília. Bom dia.”. Essa é a primeira vez que Lula desembarca na capital desde o resultado das eleições.
Lira é um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas já sinalizou também pode compor com o futuro governo Lula. O encontro com presidente eleito ao presidente da Câmara faz parte de uma série de visitas institucionais que ele pretende fazer em Brasília.
De acordo com membros do PT, a aproximação com Lira será fundamental para que o governo eleito avance ainda neste ano com propostas de interesse de Lula. Entre as pautas, a equipe do petista negocia a aprovação da PEC de Transição, que entre outros ponto visa fura o teto de gastos para garantir o pagamento de R$ 600 para o Auxílio Brasil a partir do ano que vem.
Após o encontro com Lira, Lula deve ainda se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. A expectativa é de que o petista se encontre ainda com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).