De acordo com a Defesa Civil Municipal, em Rio Branco, novembro está sendo totalmente atípico em relação a anos anteriores, principalmente pelas poucas chuvas, cerca de 4.6 milímetros no início do mês, apenas 2% do esperado para o período.
“O nível de chuvas está bastante baixo. Com isso temos, evidentemente, um ambiente própicio para as queimadas, que tem aumentado bastante. Uma situação preocupante em vários aspectos”, disse o coordenador da Defesa Civil na capital, tenente-coronel Cláudio Falcão
Com base nos números é possível observar que os milímetros de chuva no início deste mês, estão abaixo do que foi registrado em novembro de 2020, que foi 48.8 milímetros, e ainda menor que em 2021, quando choveu 72.4 milímetros.
“A escassez de chuva contribui para aumentar as queimadas, os focos de calor, na nossa cidade. As fumaças são um risco para a saúde das pessoas”, salientou Falcão, ressaltando que não tem previsão de chuvas para os próximos dias, somente a partir da segunda quinzena de novembro.