Casos de Covid explodem no Acre com 20 casos em 24 horas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O novo surto de Covid que já atinge todo o Brasil está se transformando no
maior temor das autoridades da área epidemiológica acreana. A nova variante da capa Ômicron (BQ-1) se espalha rapidamente no país. Bem próximo ao estado, na pequena Boca do Acre, os casos confirmados de Covid saltaram de três para dez em três dias. No Acre, foram 20 casos confirmados nas últimas 24 horas, atingindo pessoas que já estavam com o esquema vacinal completo.

Um grave problema é a baixa cobertura vacinal das crianças na faixa etária dos 3 aos 11 anos. Segundo balanço da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), a situação é ainda pior entre os mais jovens e apenas 16% das crianças entre os 3 e 4 anos receberam a imunização. Entre crianças dos 5 aos 11 nem metade, exatamente 49% foi vacinada. “Registramos uma explosão de casos de covid-19 no nosso estado nas últimas 24 horas”, revelou Leandro Siqueira, técnico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destacando mais de 20 casos desde quarta-feira, dia 09. Pediu aos pais que levassem os filhos a serem imunizados e que, entre os adultos, “quem não se vacinou deve procurar uma unidade de saúde mais próxima para tomar o imunizante”,
Siqueira ainda recomendou a população retomar o uso de máscara de proteção, assepsia com álcool 70 e o isolamento social nos casos de confirmação de covid-19.

“Temos de redobrar a nossa vigilância para evitar que as unidades de saúde sejam sobrecarregadas como ocorreu na terceira onda”, comentou.

Muitas escolas da rede públicas tiveram de suspender as aulas presenciais temporariamente para conter os surtos nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Senador Guiomard por conta do aumento de alunos e professores infectados.

A Ômicron foi identificada pela primeira vez no ano passado na região sul da África, atingiu o no continente Europeu e se espalhou pela América. A Vigilância Epidemiológica alerta que essa variante é mais transmissível e potencialmente resistente às vaci- nas que as demais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp