Alunos da Ufac são impedidos de passarem em bloqueio na BR e ficam sem alimentação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Os alunos estão dormindo no chão, cadeiras e mesas do Instituto Federal de Rondônia

Estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac) estão parados na BR-364 em Rondônia há quatro dias devido a bloqueios de manifestantes, os alunos estavam retornando do estado de São Paulo após participarem de um congresso. Até a tarde desta segunda-feira (21) eles não conseguiram passar, estão no disrito de Jaci Paraná, dormindo em cadeiras e mesas da IFRO (Instituto Federal de Rondônia), além de sofrer com dificuldades na alimentação, higiene e medicação.

Os estudantes relataram que quando os recursos financeiros se esgotaram, o corpo docente de Psicologia e a administração da Ufac arrecadaram fundos para auxiliar na alimentação, medicação e higiene dos alunos. Durante o período na estrada e pontos de bloqueios, eles foram alvos de ofensas e comentários invasivos relacionados às mulheres e integrantes da comunidade LGBTQIA+.

No domingo (20), o estoque de medicamentos controlados e prescritos de alunos acabou, e foi necessáriio entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal, que forneceu medicações para os alunos que são diabéticos e hipertensos.

O aluno Yan Lima, de 21 anos, que se encontra no bloqueuio com os demais, ressaltou o pedido para que autoridades tomem providências. “Reforçamos o pedido para que as autoridades responsáveis se comprometam com a resolução da situação, permitindio a passagem de todos aqueles que estão presos nas estradas, tentando voltar para casa e ganhar seu sustento, respeitando a democracia”, informou.

A Polícia Rodoviária Federal informou que na tarde desta segunda, 21, foram registrados seis bloqueios nas rodovias 364 e 435 em Rondônia, e até o fechamento desta matéria não houve atualização sobre a liberação dos pontos:

BR-364: km 813 – Distrito de Jaci Paraná ; km 1070 – Distrito de Nova Califórnia ; km 1040 – Distrito de Extrema ; km 938 – Distrito de Vista Alegre do Abunã

BR- 435: km 120 – Cerejeiras e km 96 em Nova Mamoré

Agazeta.net

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp