O boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) trouxe, nesta quinta-feira (17), 153 novos casos de Covid-19. Nenhuma morte pela doença foi registrada sendo assim, o número de vítimas fatais segue sendo 2.029. Há 152.558 infectados no estado desde o início da pandemia.
A Sesacre informou que devido o aumento no número de casos, a partir desta quinta, os boletins, que estavam sendo divulgados semanalmente, voltarão a ser diários. A secretaria explicou também que foram incluídos 2.281 outros casos novos confirmados, referentes ao período de janeiro a julho de 2022 que, por problemas de atualização, não haviam sido contabilizados.
Ao todo, 17 exames de RT-PCR estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.159 pessoas já receberam alta médica da doença e não há registro de internações pela doença.
No último boletim, divulgado na sexta (11), referente ao período de 4 a 11 de novembro, haviam sido registrados 50 novos casos de Covid.
A Sesacre faz um alerta à população e reforça que a forma mais eficaz para evitar que a nova variante Ômicron BQ.1 se alastre no estado é a imunização.
“Quanto maior o percentual de imunizados, menor o risco de agravamento de uma possível 5ª onda de covid-19 e de mortes pela doença. Vacine-se”, pediu a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano.
O g1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sesacre para saber se já há algum caso da variante Ômicron BQ.1 confirmado no Acre e foi informado que há amostras em análise, mas que os resultados ainda não saíram e que os mesmos só podem ser divulgados pelo Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com a Sesacre, o Acre ainda não recebeu nenhuma indicação de aplicação da 5ª dose. Algumas cidades no Brasil já começaram a aplicar a dose de reforço em imunosuprimidos.
G1