MEI poderá conseguir carro com desconto através de montadoras.
O Microempreendedor Individual (MEI) está, cada dia mais, recebendo vantagens. As pessoas que buscam um empreendimento próprio, podem começar com baixo investimento através dessa nova categoria criada pelo Governo Federal.
Assim, como forma de incentivar que trabalhadores informais formalizem suas empresas, cada vez mais vantagens são oferecidas para esse público. Agora, essas pessoas podem comprar carros com desconto. Entenda a seguir essa nova oportunidade.
MEI pode comprar carro com desconto
As pessoas que trabalham como MEI estão recebendo mais vantagens a cada dia, desde empréstimos, taxas em aberturas de contas e agora, desconto em carros, As pessoas que se encaixam nesta categoria e desejam comprar um veículo novo, podem conseguir até 30% de desconto na hora de fechar o negócio.
Esse processo será possível de ser realizado através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Sendo assim, o benefício é oferecido de maneira direta para a montadora do imóvel.
Logo, o desconto poderá variar de 2,5% até 30%. Mas, é necessário ficar atento. Esses valores vão depender da montadora escolhida, bem como do modelo do carro que deseja. Ademais, também desse ser ressaltado que essa vantagem não está disponível para a revenda de automóveis.
De acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária, há uma determinação bastante importante de ser compreendida antes de adquirir seus veículos. Após comprar seu novo bem, a pessoa deverá passar, no mínimo, doze meses com o carro. Ainda, destaca-se que esse desconto será aplicado somente ao comprar um imóvel. Se o interesse for de adquirir mais de uma unidade, não será possível aproveitar a vantagem nos dois veículos.
Dessa maneira, se o veículo for utilizado de maneira direta para uma atividade remunerada, as hipóteses de desconto serão ainda mais altas. Contudo, a atenção para esse ponto deve ser ainda maior. Isso porque ao afirmar esse vínculo, o carro estará ligado ao CNPJ da empresa do cidadão.
Por esse motivo, se os impostos não forem pagos de maneira correta, as restrições não caem apenas no CPF do empreendedor, mas também no CNPJ da instituição da qual ele é dono.
Visto isso, vale destacar que é muito importante pensar de maneira clara e calma se essa é realmente a melhor opção para a compra de um imóvel. Em caso de dúvidas, o melhor passo a se tomar é avaliar junto a um contador a possibilidade de adquirir o veículo e mantê-lo no cotidiano.
Ainda não empreende?
As pessoas que ainda atuam de maneira informal, devem saber que formalizar o seu pequeno negócio como MEI pode trazer inúmeras vantagens. Isso porque essa opção oferece um registo de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Assim, é necessário pagar mensalmente um valor mínimo de contribuição, taxas e tributos. Atualmente esse valor é menor que R$ 70. Porém, esse pequeno pagamento garante ao empreendedor acesso a diversos benefícios. A maioria deles, os mesmos das pessoas que atuam pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Esses empreendedores podem ter direito a pensão por morte, aposentadoria, auxílio-doença, acesso a opções bancárias voltadas para empresas, emissão de nota fiscal, apoio técnico do Sebrae, entre outras oportunidades. Os interessados em se tornar MEI podem visitar a página do governo com todos os detalhes em https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.