A partir desta quinta-feira, 6, Rio Branco, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho poderão ativar a tecnologia 5G, quinta geração de conexões de internet móveis com maior alcance e velocidade, com faixa de 3,5 GHz, a mais usada mundo.
A decisão foi tomada pelo Gaispi, grupo que faz a coordenação das atividades de limpeza e de soluções para interferências nas faixas de 3.625 a 3.700 MHz, entre outras obrigações do edital de 5G.
De acordo com a Agência Nacional de Tecnologia (Anatel), até o momento, foram ativadas mais de 5,2 mil estações 5G standalone nas capitais brasileiras, o dobro do mínimo estabelecido. Este total representa 5% das 93.159 estações do serviço móvel, de todas as tecnologias ativadas no Brasil.
As capitais beneficiadas pela nova tecnologia, representam 24% da população brasileira. Ou seja, mais de 50 milhões de usuários.
Segundo a Anatel, as operadoras de telefonia celular terão até 28 de novembro para ligar todas as estações previstas para a Região Norte. Serão 15 antenas na capital acreana, 57 em Belém; 18 em Macapá; 84 em Manaus; e 21 em Porto Velho.