Idoso de 105 anos percorre 450 metros para votar no segundo turno no Acre: ‘cumprir meu dever’

Assim como fez no primeiro turno, Pedro de Holanda Freitas, de 105 anos, fez o percurso entre sua casa e a seção onde vota levado na cadeira de rodas pelos filhos. Ele mora na Travessa Amapá, no bairro Cerâmica, em Rio Branco, e vota na Escola Dr. Mário de Oliveira. São 450 metros percorridos, tudo isso para exercer seu dever de cidadão: votar.

Nascido em Mombaça, no Ceará, ele mora no Acre desde a década de 50. Ele nem lembra mais qual a idade que tinha quando votou pela primeira vez, mas faz questão de votar, mesmo não sendo mais obrigado na sua idade.

“Respeito as autoridades e acho que o povo deve cumprir seu dever direitinho e venho cumprir meu dever. Não sou a favor de quem troca seu voto por dinheiro, porque tem que manter a moral. Então, voto consciente e sou da paz com todo mundo”, diz.

Na última eleição, em 2020, primeiro ano de pandemia, foi a única que o idoso não participou do pleito. A filha dele, Antônia de Castro, diz que ele sempre incentivou os filhos a votarem. A eleição para ele é um dos momentos mais importantes do país.

G1