Imagem foi postada nas redes sociais. Caso aconteceu em Feijó, no interior do Acre.
Um homem de 30 anos foi preso, neste domingo (30), por ter postando a foto de como votou dentro da cabine em uma seção, em Feijó, no interior do Acre. A Polícia Civil informou que cumpriu mandado de busca e apreensão domiciliar na casa dele pelo crime eleitoral de “violar ou tentar violar o sigilo do voto”, com pena prevista de até dois anos de prisão.
“O eleitor gravou o vídeo de seu voto e, logo após, postou o vídeo em suas redes sociais, fato que chegou ao conhecimento do Ministério Publico Eleitoral de Feijó. Diante dos fatos, o MP representou pela busca, a qual, após o deferimento pelo Juiz Eleitoral da cidade, foi cumprida pela Polícia Civil”, diz a nota da Polícia Civil.
Foram apreendidos um aparelho celular e uma blusa (usada pelo eleitor durante a votação). Ele foi levado para a delegacia da cidade e deve ficar à disposição da Justiça.
A resolução do Tribunal Superior Eleitoral que estabelece as regras para as eleições deste ano reforça uma proibição prevista em lei desde 2009, e que o TSE considera essencial. Ninguém poderá entrar na cabine de votação com o celular. Já deixamos o telefone de lado em várias situações, como em aeroportos. É um procedimento de segurança que demora apenas alguns instantes. A Justiça Eleitoral considera que entregar o aparelho aos cuidados do mesário é uma medida necessária para garantir o sigilo do voto.
G1