Com 1,25 metro, nível do Rio Acre tem nova cota mínima histórica em Rio Branco

A seca em Rio Branco continua batendo recordes desde o mês passado. Neste domingo (2), o manancial amanheceu com 1,25 metros. Essa passa a ser a menor cota histórica desde o início do monitoramento da bacia na capital, que foi em 1971.

O manancial já bateu a menor marca quatro vezes este ano. A cota histórica era de 1,30 metro, registrada em 2016. Esse ano, o manancial marcou esse nível no dia 10 de setembro, depois seguiu em baixa até a última quinta (29) quando chegou a 1,26 metro.

Essa nova baixa do nível já era prevista pela Defesa Civil Municipal, uma vez que o volume de chuva no mês passado ficou abaixo do esperado. Em setembro choveu somente duas vezes, acumulando um total de 78 mm, sendo que o esperado era de 95,5 milímetros.

“Realmente uma situação bem complicada para nós habitantes de Rio Branco. Este ano já é a quarta marca quebrada, sendo três em setembro em sequência e agora já início de outubro mais uma. Normalmente tínhamos um período muito crítico na primeira quinzena e início da segunda quinzena de setembro, mas depois ia melhorando. E no início de outubro caminhava para uma normalização. Mas, esse ano, como já era previsto pelos estudos e análises, devemos começar a melhorar a situação só a partir da segunda quinzena de outubro. Acreditamos que até o dia 10 de outubro vamos nessa situação complicada”, disse o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

G1