Bolsonaro toca no ombro de Lula e petista diz que presidente o admirava no passado

No primeiro debate presidencial do segundo turno, neste domingo (16), um gesto do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) chamou a atenção do público. Ao falar sobre a Petrobras, Bolsonaro estendeu a mão e encostou no ombro de Lula. Ao perceber, o ex-presidente desviou e andou para o fundo do cenário e aguardou o adversário terminar de discorrer as acusações.

Após Bolsonaro terminar sua fala, Lula riu e disse que o atual presidente fazia discursos defenendo o PT e o ex-presidente na época em que era deputado federal.

Logo depois os dois voltaram a debater sobre o Petrolão e fake news.

O presidente acusou o outro candidato de ter feito um endividamento de R$ 900 bilhões em sua gestão, de ter construído refinarias que não foram concluídas e de ter comprado uma em Pasadena, além de acusar Lula de ter entregue para o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, duas refinarias brasileiras.

Lula reagiu dizendo que era mentira e pediu para ele olhar para a câmera e repetir para os filhos dele ouvirem. Nesse momento, Bolsonaro se aproximou e encostou no adversário. “Os meus filhos me acompanham”, disse colocando a mão no ombro de Lula. O mesmo gesto ocorreu mais uma vez durante o debate que tinha uma dinâmica em que um candidato deveria ficar ao lado do outro.