Nesta quinta-feira, 27, o governo do Estado junto com a iniciativa privada fizeram o Ato de Abertura do Plantio de Grãos da Safra Agricola 2022/23, na Fazenda Missões do Grupo Ribeiro no município de Senador Guiomard.
O evento teve a coordenação da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio, sob a gestão do secretário Edivan Azevedo.
Neste ano serão plantados quase 10 mil hectares de soja e outros 40 mil de milho, como uma projeção de colheita em 2023 de 200 mil toneladas de grãos, 21% a mais do que este ano.
Estiveram presentes no evento grandes produtores de milho e soja, agricultores familiares, técnicos e autoridades federais, estaduais e municipais, num total de 500 pessoas.
No evento, o secretário Edivan Azevedo deu a notícia sobre a aquisição de 147 máquinas, implementos e equipamentos agrícolas para apoiar ainda mais a produção rural.
Com isso, as ações do projeto Mecanizar +, que faz destoca, mecanização agrícola e açudagem para os agricultores familiares, serão mais robustas a partir de 2023, objetivando mecanizar 20.000 ha e a construir 10.000 reservatórios de água (pequenos açudes) nos próximos 4 anos.
“Para atender a demanda da agricultura familiar, o governador do Acre, Gladson Cameli, tem investido no setor, implementando mais políticas públicas para todos os municípios, e já vemos muitas mudanças positivas na comunidade Capatará, no Ramal Novo Horizonte, ramal Campo Novo, dentre outros”, destacou o titular da pasta, Edivan Azevedo.
O anfitrião do evento Celso Ribeiro sócio-proprietário da Fazenda Missões, onde está em construção um silo graneleiro com capacidade para armazenar 90 mil sacas de grãos, declara: “Estamos confiantes na agricultura de soja e milho, e neste ano, já plantamos 600 hectares. Estamos otimistas com os estímulos e incentivos do governo do Acre para quem quer produzir”
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado esteve representada pelo seu presidente Assuero Veronez que no seu discurso destacou: “Este ato demonstrou que agricultura de grãos chegou definitivamente ao Acre. A grande presença de produtores, técnicos e autoridades mostrou o poder de aglutinação do agro. Acertou o governador ao incentivar o agronegócio”.
Jorge Moura, conhecido como o rei da soja, disse: “Fico feliz de estar com todos esses produtores que acreditam no agronegócio, e nessa nova etapa do estado, pois há um Acre antes do Gladson e outro depois, e com mais essa gestão dele nos tornaremos autossustentáveis na produção milho e soja”
A agricultura familiar foi representada pela líder comunitária Vanusa Correia da associação de produtores do Capatará no município de Capixaba e que tem recebido ações do governo do Estado através da SEPA.
“Este dia está sendo muito importante para muitas famílias da agricultura, pois vamos cultivar e produzir mais, com as cadeias produtivas de macaxeira e mandioca (farinha e goma), milho, banana e hortaliças, e alguns agricultores são também criadores de gado e de peixes. São mais de 55 famílias beneficiadas com a mecanização, açudagem e outros”, disse Vanusa Correia.
A senadora do Acre, Mailza Gomes, vice governadora eleita, representando o governador Gladson Cameli, disse: “Parabéns a todos vocês que acreditaram e continuam incentivando a agricultura. Vamos juntos desenvolver ainda mais o nosso estado, gerando empregos e renda para o nosso povo.”
O sistema de segurança pública também se fez presente, apresentando as 14 viaturas recém adquiridas para dar suporte ao patrulhamento rural que irá garantir segurança ao homem do campo e seu patrimônio. “O homem do campo tem uma necessidade de um policiamento específico para atender às suas necessidades. Assim, o governo do Estado promove a criação do patrulhamento rural que irá abranger todas as zonas rurais dos municípios”, destacou o Coronel PM Athaualpa Ribeiro.
Para finalizar o evento foi dada a benção das sementes a serem plantadas por um padre e um pastor presentes na solenidade.