A mesa diretora da Câmara de Rio Branco se prepara para realizar a eleição para a escolha da nova diretoria no dia 25 de setembro. Antecipando a votação que geralmente acontece em dezembro.
O atual presidente N. Lima, do PP, lançou seu nome como vice-presidente na chapa onde Raimundo Castro, do PSDB, líder do prefeito, quer a presidência e Célio Gadelha a primeira secretaria.
Houve um rompimento entre N. Lima e Antônio Morais, do PSB, atual secretário e por isso outras chapas podem surgir na briga pelo mandato de dois anos à frente de legislativo da capital.
Para essa eleição ocorrer no final do mês de setembro, precisa esperar a votação do projeto de resolução em que um grupo de vereadores, pedem que a votação ocorra no mês de dezembro. Até o momento, a matéria está na comissão de Constituição e Justiça. Dessa forma, nesta semana, a decisão deverá entrar em pauta.
O pedido para que a votação seja realizada em dezembro partiu do vereador Fábio Araújo, do PDT, que também quer brigar pela presidência. Ele reclama que N. Lima quer antecipar a votação para se beneficiar, pois como a maioria dos vereadores está em campanha, não vão se articular nesse momento.
“Temos dez candidatos vereadores disputando a eleição, como que nós vamos trabalhar um eleição interna da mesa diretora da câmara municipal. Então, nós não sabemos como que vai ser o futuro da Câmara Municipal”, afirma o vereador Fábio Araújo, do PTD
O presidente N. Lima se articula para que o projeto de resolução que pode mudar a eleição para dezembro não seja aprovado. Assim, ele pode abrir o período de inscrição das chapas.
Os interessados vão ter 15 dias para a articulação até a votação. Tudo isso pode ser feito mesmo a pessoa sendo candidato a vaga de deputado.