Faltam cinco dias para sabermos quem serão os políticos que, nos próximos quatro anos, representarão a população brasileira no Congresso Nacional. No dia 02 de outubro deste ano, data das eleições gerais, o povo irá escolher 513 deputados federais e 27 senadores dos 10.872 candidatos que disputam os cargos.
Acontece que o Congresso Nacional é muitas vezes subestimado pela população brasileira. Ou seja, desconhecem ou optam por “não dar bola” para instância mais forte de Brasília. As atenções estão sempre voltadas, quase que, exclusivamente para o poder executivo. Portanto, é fundamental mudarmos esse quadro, pois fica cada vez mais evidente que a qualidade do Legislativo é um fator crucial para definir o sucesso ou fracasso de um governo, afetando diretamente a vida de milhões de brasileiros.
Com isso, para o processo de escolha do deputado federal e do senador, uma plataforma on-line promete ajudar o eleitor brasileiro a escolher os deputados federais e senadores para lhe representar no Congresso Nacional. Trata-se do Ranking dos Políticos, organização, criada em 2012, que classifica os melhores e piores parlamentares em notas de 0 a 10 de acordo com os seus trabalhos realizados na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, com base em três critérios: combate à corrupção, a privilégios e a desperdícios.
No quesito antiprivilégios o Ranking leva em consideração o posicionamento dos parlamentares nas votações das propostas que têm grande poder de transformar a economia do Brasil. Enquanto que no antidesperdícios considera a quantidade de faltas e presenças nas sessões e reuniões plenárias, além do percentual da economia da cota parlamentar e da verba de gabinete. Por fim, na anticorrupção, é levado em conta as condenações de processos de direito público como improbidade administrativas, desvio de recursos e, até mesmo, corrupção.
Na ocasião, o Ranking coloca à disposição todos os processos judiciais que os parlamentares respondem. Existem até alguns políticos que já foram condenados. Portanto, a ideia é informar quem são os que merecem continuar no Congresso e os que devem ser demitidos. Essa é proposta do Ranking: ajudar o eleitor a fazer a escolha certa na hora de votar.
Dessa forma, para saber quem são os candidatos à reeleição que respondem na justiça, basta acessar o site www.politicos.org.br, clicar em “Processos” na parte superior da tela e aplicar os filtros para ter acesso aos conteúdos judiciais.