Sem chuvas em setembro, o nível do Rio Acre atingiu neste sábado (10) a menor cota histórica em Rio Branco, de 1,30 metro, segundo a Defesa Civil Municipal. Essa marca tinha sido registrada em 2016, ano da então maior seca da capital acreana.
Para o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, a situação deste ano é ainda mais preocupante, uma vez que em 2016 o rio chegou a essa marca no dia 17.
“O rio alcançou a cota histórica, mas lembrando que em 2016 só foi alcançada na segunda quinzena de setembro, então podemos considerar essa a pior seca em toda história. A tendência do rio é que continue baixando, e provavelmente neste domingo [11] teremos um outro recorde, ou seja, outra marca que passará a ser a histórica”, disse o coordenador.
O esperado é que durante o mês de setembro chova um acumulado de 95,5 milímetros, no entanto, nos primeiros 10 dias não choveu na capital. A última chuva significativa foi no dia 3 de agosto, com um total de 40 milímetros. Segundo o coordenador, de lá para cá foram registradas algumas chuvas, mas nada significativo que pudesse interferir na situação da seca.
G1