O deputado federal Flaviano Melo e o vice-governador Major Rocha, branco e de olhos azuis, mudaram suas discrições de cor na Justiça Eleitoral de brancos para pardos ou negros e receberam tratamento diferenciado, incluindo cota especial do fundo eleitoral destinada a candidatura de pessoas negras.
Esta é a denúncia do candidato a deputado federal Raphael Bastos (MDB), único negro da chapa, que notificou extrajudicialmente o partido para saber por que os candidatos “mudaram de cor” da última eleição para cá e por que não houve uma divisão igual de recursos entre os candidatos declarados negros conforme determina a lei eleitoral.
Raphael Bastos afirmou à Folha do Acre na manhã de sexta-feira (2) que aguarda a resposta da notificação extrajudicial para ingressar na Justiça requerendo providências sobre o assunto.
“Na última eleição eles se declaram brancos, mas agora mudaram para negros. Se todos se declararam negros então deveria haver uma divisão igual do fundo eleitoral, o que não aconteceu. Entendo que Flaviano Melo por ter mandato tenha recursos direcionados, mas nada justifica o Major Rocha receber R$ 1 milhão enquanto os demais candidatos recebem R$ 80 mil reais”, diz.