Consumidores estão ficando cada vez mais endividados

A Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realiza todos os meses a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) com aproximadamente 18 mil entrevistados em todas as capitais do país e no Distrito Federal.

Além de traçar o perfil do endividamento dos entrevistados a PEIC permite realizar o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com suas dívidas e a percepção em relação a capacidade de pagamento dos entrevistados. Servindo de base para orientar os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica.

Os resultados da PEIC para o mês de agosto/2022 são que 79% dos entrevistados relataram ter dívidas a vencer. Em comparação a agosto/2021 que era de 72,9% houve um aumento de 6,1%. Essas dívidas são as mais variadas dentre as principais se destacam (cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa).

Os que estão com dívidas ou contas em atraso representam 29,6% dos entrevistados, em agosto de 2021 era 25,6%, no período de 01 ano houve um aumento de 4%. E os que declararam não terem condições de pagar suas dívidas representam 10,8% dos entrevistados, conforme podemos perceber na tabela abaixo.

Entre os homens 78,3% estão endividados e entre as mulheres o percentual de endividadas representam 81,9%. Dentre os entrevistados com renda abaixo de 10 salário mínimo o percentual de endividados foi de 79%. Os que ganham mais de 10 salários mínimos representaram 75,9%.

As dívidas com carne e cartão de loja entre os entrevistados de menor renda vem crescendo desde maio deste ano. Outro dado que a pesquisa destaca é que os homens estão mais endividados do que as mulheres com carnes e cartão de lojas.

Considerando a elevação da taxa básica de juros (Selic) para 13,75% e consequentemente altas dos juros do cartão de crédito é natural os consumidores recorrerem aos carnes e cartão de lojas para suprir suas necessidades de consumo.

De acordo com a pesquisa, a melhora do mercado de trabalho em conjunto com as políticas de transferências de renda do governo federal tem favorecido as famílias nas faixas mais baixa de renda, contudo a inflação é o grande desafio do poder de compra dos consumidores.

Para acessar o relatório da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor referente ao mês de agosto clique aqui.