O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, N. Lima, afirmou em entrevista ao site Folha do Acre que não partiu dele nem a conclusão e nem a ideia sobre a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa.
N. Lima tem sofrido pressões externas para que a eleição não seja realizada em setembro conforme sugestão do vereador Raimundo Neném e que foi acatada.
“Foi uma simples sugestão do vereador Raimundo Neném, sem qualquer intenção em prejudicar ninguém”, diz.
Por trás das tentativas de jogar a eleição da Mesa Diretora para dezembro está a disputa de grupos políticos para controlar a casa legislativa. O atual primeiro-secretário da Mesa, vereador Antônio Morais, rompeu com o presidente N. Lima e vê no primo, Joabe Lira, secretário do prefeito Bocalom, uma oportunidade de interferir na decisão da mesa.
“Eleição da Mesa é um assunto que deve ser resolvido pelos vereadores e não vamos abrir mão da autonomia política da Casa”, diz N.Lima.
Pegando carona em tudo isso surge o vereador Fábio Araújo que propôs que a eleição seja feita em dezembro com a desculpa de que muitos vereadores estão em campanha como se outras atividades fossem mais importantes que o exercício do mandato que eles já detém.