26 abril 2024

Vereador Piaba sugere criação de canil municipal em Rio Branco

Redação

Date:

O vereador Francisco Piaba (UB) apresentará um anteprojeto de Lei, com emenda ao orçamento da prefeitura para 2023, para que seja criado um canil municipal na capital acreana. Na sessão desta quinta-feira, 18, na Câmara de Rio Branco, o parlamentar destacou a importância do abrigo, que acolherá cães e gatos que vivem abandonados nas ruas da cidade.

“Visitei na quarta-feira, 17, o Centro de Zoonoses do município, e presencie a situação dos animais acolhidos. Todos são muito bem cuidados, vacinados e castrados, pronto para serem adotados. Porém, aquele espaço não é adequando para cães e gatos, que são abandonados constantemente no local. Alí, é para ações preventivas, de controle de doenças, campanhas e outras ações, e não para servir de canil. A gestão municipal tem que construir um canil para abrigar esses animais”, salientou Piaba.

O vereador também destacou que doenças podem ser transmitidas pelos animais ao ser humano. ” Os cachorros soltos nas ruas, e que não foram vacinados, pode transmitir a raiva, que contaminou, recentemente, uma pessoa na cidade boliviana de Cobija, e que acabou morrendo; além da leishmaniose canina, que pode ser transmitida ao ser humano através da picada do mosquito fêmea infectado por um parasita, após ter picado o cão”, alertou o parlamentar.

Últimas